À Secretaria Municipal de Saúde de Japira vem orientar população japirense, neste período de chuva e calor em pleno verão eleva o risco de doenças tropicais como Dengue, Zika e Chikungunya.

No verão aumenta mais essa tensão pois a estação mais quente do ano, com período de chuva prolongada, também é conhecida pela intensa propagação do vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti. A combinação entre altas temperaturas e chuvas favorece o aumento da população do vetor com duplo resultado, em contato com a água das chuvas, os ovos colocados há semanas ou meses em recipientes como calhas, tambor, pneus, prato de vasos de flores, são alguns exemplo que podem eclodir e dar origem a milhares de novos mosquitos.

Ao mesmo tempo, com as chuvas aumenta a oferta de criadouros para fêmeas do Aedes colocarem seus ovos. Quanto maior a quantidade de insetos , maiores são as chances de transmissão dos vírus pelo Aedes , precisamos redobrar a atenção principalmente os moradores do Centro da cidade fica um alerta , em visitas de rotina realizada pelos Agentes de Combate Endemia da secretaria municipal de saúde, tem encontrado focos em piscinas não tratada adequadamente, tambor com armazenamento de agua inadequado e calhas que é uma grande preocupação nesta estação chuvosa tem que ser vistoriada semanalmente pelo morador.

A recomendação principal é eliminar todos os recipientes que acumulem água, quando não puderem ser descartados, a orientação é que sejam devidamente vedados ou ainda, tradados. Fonte: Comunicação / Foto ilustrativa: Venilton Kuchler/Arquivo ANPr.