O combate à dengue em casa não pode parar diante do coronavírus. Quarentena contra Covid-19 pode ser forte aliada também na prevenção à dengue.

Com a pandemia do coronavírus a população pode acabar esquecendo de outros cuidados importantes de saúde pública. Um deles é o do combate ao mosquito da dengue. A Secretaria Municipal de Saúde de Japira através dos Agentes de Combate a Endemias vem orientando os moradores que podemos aproveitar esse período de quarentena para tomar medidas de limpeza contra o Aedes aegypti.

Então vamos remover os criadouros do mosquito dos nossos quintais e também do interior de nossas casas. A maioria das pessoas estão respeitando a quarentena e ficando em casa. Diante disso, os moradores terão mais tempo para verificar pontos e locais de difícil acesso no imóvel, pontos que necessitam de uma escada e de um cuidado maior, como em calhas e caixas d’água.

Entretanto, vale ressaltar que os cuidados básicos não devem ser negligenciados, vasos de flores, garrafas, tampinhas, fossa sem tampa, bebedouros de animais, reservatório de geladeira e outros recipientes que possam acumular água devem ser lavados. . Às vezes não basta apenas remover a água. É preciso passar bucha porque ovos do Aedes aegypti, pode estar grudado nas bordas destes locais.

É o caso, por exemplo, de bebedouros de animais. Não adianta jogar a água fora e repor outra sem lavar de fato o bebedouro, sendo que pode haver ovos na borda do mesmo.

A Secretaria municipal de Saúde traz, um alerta aos proprietários de terrenos baldios para que mantenha limpo e pedimos a população que não descarte lixo, resto de material construção nestes locais seja consciente. Em tempo de pandemia a prevenção é a melhor solução, use máscara e limpe seu quintal e terrenos baldios fique livre da Dengue. Fonte: Comunicação / Foto: Venilton Kuchler-ArquivoAEN.