Para movimentar o plano de turismo rural em Jaguariaíva, política pública que a prefeita Alcione Lemos trabalha para implantar no município, a prefeitura, por meio da SETMA – Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, promoveu neste início de semana, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, através da SEAB Paraná – Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, ações com a coordenadora de Turismo Rural do IDR-Paraná, Terezinha Busanello Freire.

Com a presença de cerca de 20 proprietários de áreas com potencial turístico, a coordenadora realizou uma palestra com o tema “Fomento Turismo Rural Jaguariaíva”. Sediado no Cine Teatro Valéria Luercy, o encontro proporcionou uma troca de conhecimentos e explanação das mais diferentes possibilidades de atividade turística em propriedades rurais, como o Turismo de Experiência, de Base Comunitária, Técnico Científico, Gastronômico e Agroturismo.

Na oportunidade, a prefeita Alcione ressaltou que o primeiro passo de sua gestão para consolidar o Turismo organizado em Jaguariaíva foi a criação da Setma, dando autonomia à pasta, cuja atividade é promissora no município e a elaboração do projeto “Caminhos do Sertão”, com foco na valorização da cultura local.

Percorrendo centenas de km de estrada de chão, a coordenadora Terezinha realizou uma visita técnica às comunidades sertanejas, acompanhada da secretária da Setma, Sandra Negrini, o diretor de Turismo Rafael Pomim, o técnico da Emater Edo Rodrigues Mota e o engenheiro agrônomo Sandro Drinko de Matos, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agropecuária.

No trabalho de pesquisa e extensão rural, a última visita foi à Fazenda Cercado Grande, que já desenvolve atividades turísticas no município, que foi acompanhada pela prefeita Alcione, o secretário de Governo Ghiovanny Lorusso, também o Gerente de agência do Sicredi “Novos Horizontes”, Leandro Carlos Niehues. Fonte: Assessoria / Foto: PMJ.