De posse do termo de liberação emitido pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), para execução do novo acesso à cidade, via Contorno Norte, o prefeito Junior da Femac autorizou nesta última segunda-feira (7) a publicação de edital de licitação da obra.

“Demorou quase um ano, mas saiu a autorização do DER e agora teremos pela frente 60 dias de prazo para a conclusão do processo de concorrência pública visando à execução da obra”, comentou Junior da Femac.

Técnicos da Secretaria de Obras e do Idepplan estimam que a obra terá um custo aproximado de R$ 800 mil. Os recursos são do caixa próprio da prefeitura. No ponto de acesso do contorno à Rua Koey Tatessuji, a rodovia terá faixas extras nas duas laterais e uma ilha ao meio, permitindo a conversão com segurança.

Conforme argumenta o prefeito, trata-se de uma nova e segura alternativa para acessar a cidade e que deve contribuir bastante para amenizar o congestionamento – em horários de pico – na Avenida Brasil, trecho urbano da BR-369. A ligação do contorno para a cidade será feita pela Rua Koey Tatessuji – situada ao lado da Sociedade Rural e que foi alargada – e da “nova” Avenida Pinho Araucária, no Jardim Cidade Alta.

O projeto, elaborado pelo engenheiro civil João Victor Scarlatto, do Idepplan, foi ajustado e atende todos os parâmetros técnicos exigidos pelo DER. A autorização da licitação e apresentação do projeto aconteceu na tarde desta segunda-feira, no gabinete municipal, na presença do secretário de obras, Herivelto Moreno, e do superintendente do Idepplan, Carlos Mendes.

“O Contorno Norte de Apucarana foi construído há décadas e de lá para cá a cidade cresceu nesta direção, passou a cerca de 90 mil veículos circulando e surgiram novas conexões urbanas com a denominada Rodovia Michel Soni (PR-170), que faz a interligação entre as BRs 376 e 369”, argumentou o prefeito, acrescentando que hoje existem conflitos em vários pontos dos 12 km de extensão do contorno.

“Vamos construir um acesso bem sinalizado e estruturado na Rua Koey Tatessuji, junto à Sociedade Rural de Apucarana. E, mais adiante, também planejamos a construção de um acesso junto à estrada do Barreiro, na ligação com a Rua Antônio José de Oliveira (antigo lixão)”, anuncia Junior da Femac. Fonte: Assessoria / Foto: Divulgação PMA.