Desde o início da pandemia, a luta dos prefeitos municipais para conter os efeitos da pandemia, principalmente nos pequenos municípios, tem sido árdua e constante.

Além da preocupação com a saúde e a vida da população, agravada no início de 2021 com explosão de número de casos e de óbitos , da dificuldade de conscientização por parte da população e do colapso no sistema de saúde, também existe a preocupação com o impacto econômico dos municípios, cuja economia gira em torno da agricultura e do comércio local.

Diante disso, os Prefeitos Edimar Santos (Santa Cecília do Pavão), Claudemir Valério (Nova Santa Bárbara) e Venícius Rosa (São Jerônimo da Serra), decidiram se unir e adotar medidas unificadas para os três municípios.

A decisão foi tomada após reunião realizada no último dia 16 de março com a Promotoria de Justiça da comarca de São Jerônimo da Serra e reunião com as equipes de saúde e demais órgãos de controle de cada município.

Um dos principais aspectos levados em conta é fato de se tratar de “municípios coirmãos”, unidos por laços políticos e econômicos que abrangem âmbitos como cultura, saúde, educação, esporte e lazer, e, principalmente, laços de amizade e cooperação.

Assim, os prefeitos decidiram por decretar medidas/restrições unificadas para tentar frear o a disseminação da covid-19 na região. Com o mesmo horário de funcionamento das atividades, toque de recolher e outras restrições, evitando o deslocamento de pessoas de uma cidade para outra.

Os Decretos serão editados nesta sexta-feira, 19 de março, e terão vigência do dia 22/03 a 04/04 e, segundo os prefeitos, durante esse período será avaliada a situação epidemiológica, sendo que não descartam a adoção de medidas ainda mais severas, caso não haja redução do número de casos da Covid-19.

Os prefeitos explicam que essa é uma decisão que, como todas as outras já impostas, depende da cooperação da população. O poder público está fazendo sua parte, mas nenhuma medida será eficaz se não houver a conscientização da população. Fonte: Comunicação / Foto ilustrativa: Pixabay.