Nesse último sábado, dez de abril, o prefeito Irani Barros completou cem dias à frente da gestão da Prefeitura Municipal de Arapoti. Com o objetivo de aproveitar ao máximo os recursos públicos em prol do desenvolvimento e melhoria do município para todos, esse período inicial foi aproveitado para a análise e tomada de conhecimento da situação da Prefeitura. Ainda assim, muito já foi feito. Ao longo da próxima semana apresentaremos um resumo das ações do executivo municipal divididos por secretarias e setores de atuação.

Já no começo do mandato, a administração destacou-se por uma medida inusual: priorizar o aproveitamento dos funcionários de carreira da Prefeitura, promovendo-os à cargos de comando e, consequentemente, reduzindo o número de comissionados. “Com essa decisão buscamos valorizar e reconhecer nosso funcionalismo e ainda evitamos o aumento da folha salarial em razão de novas contratações”, explica o Prefeito.

Além disso, já em seu primeiro mês, essa valorização dos servidores também pode ser constatada com a concessão da reposição inflacionária, progressões de carreira e elevação dos pisos salariais dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate à Endemias.

No âmbito da gestão, reforçou o trabalho do Controle Interno, estabelecendo novos parâmetros e medidas para o acompanhamento da eficiência e probidade da gestão municipal como um todo.

A administração estabeleceu uma rede de contatos com empresários e políticos das esferas estadual e federal na busca por recursos e benfeitorias para o município. Pensando no progresso econômico de Arapoti, também busca criar novas oportunidades de negócios, como por exemplo com o desenvolvimento do setor turístico como alternativa para geração de renda e empregos.

O executivo também dedicou atenção ao pequeno produtor rural, reforçando ações de apoio tanto com a prestação de serviços técnicos por meio da Secretaria de Agricultura quanto com o programa de recuperação e manutenção das estradas rurais, que vem sendo executado desde janeiro e já atendeu diversas regiões do município. Ainda na infraestrutura, deu continuidade a obras de pavimentação asfáltica, vem realizando operações tapa buracos por toda a cidade, está investindo na melhoria de equipamentos públicos e na recuperação de patrimônio histórico.

Assumindo em meio à mais grave crise sanitária do último século, encontrou no enfrentamento à pandemia seu maior desafio até aqui, precisando conciliar a saúde e vida da população com a manutenção da atividade econômica. “Conseguimos administrar bem a situação da pandemia, reforçando a fiscalização e medidas de controle e tomando decisões acertadas que vêm resultando na diminuição dos casos no município”, destaca Irani.

O prefeito avalia como positivo o saldo desses cem primeiros dias de gestão, reforçando o compromisso assumido com a população durante a eleição. “Avançamos bastante, mesmo sendo um ano atípico em razão da pandemia. Avançaremos ainda mais no restante de minha administração, procurando fazer sempre o melhor para Arapoti. Não mudarei minhas convicções, sei o que preciso fazer para que Arapoti cresça e melhore para todos”, ressalta. Fonte: Comunicação / Foto: Divulgação PMA.