O prefeito de Carlópolis Hiroshi Kubo comemorou a informação que a goiaba de Carlópolis tem recebido uma série de pedidos de exportação de países europeus, asiáticos e da América do Norte. A O Selo Global G.A.P atesta a segurança alimentar e sustentabilidade em produtos agrícola.

Hiroshi Kubo lembra que há alguns anos a Prefeitura contratou os serviços do SEBRAE para desenvolver a fruticultura e colocou em prioridades a exportação da goiaba. “Sempre demos o maior incentivo para a Associação dos Produtores”, argumenta.

O registro de Indicação Geográfica (IG) – conquistado graças a um trabalho colaborativo entre produtores, Sebrae/PR e prefeitura de Carlópolis – e a certificação internacional abriram as portas do mercado nacional e do exterior para a goiaba de Carlópolis. A partir dessa experiência e a do café especial, o Sebrae/PR trabalha para propor marcas coletivas e indicações geográficas de outras frutas produzidas no norte pioneiro, como o morango.

O resultado reflete no esforço dos produtores em buscar conhecimento para melhorar a gestão das propriedades e cultivar goiabas diferenciadas e com valor agregado. “Esse trabalho integra nossa principal missão, que é transformar o norte pioneiro em um território de produtos diferenciados para gerar desenvolvimento”, afirma o consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello.

A produtora de goiaba e diretora comercial da Cooperativa Agroindustrial de Carlópolis (COAC), Inês Yumiko Sato Sasaki, conta que os pedidos por exportação da fruta aumentaram significativamente com a participação dos produtores em três feiras internacionais e da divulgação da goiaba de Carlópolis em um site de notícias europeu. “Passamos a receber muitos contatos da Itália, Inglaterra, França, China, Portugal”, comemora. Fonte: Blog do Marcos Junior / Foto: Divulgação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui