Iniciada no último dia 28 de setembro, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para as crianças entre 12 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) está com baixa adesão em Arapongas.

Segundo informações repassadas pela Secretaria Municipal de Saúde, na terça-feira, 20, por meio da 16ª Regional de Saúde, o município registra 26,44 % de cobertura vacinal. A meta é alcançar 95%. Até agora, 1.489 doses da vacina foram aplicadas, das 5.631 estipuladas na meta.

Para o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr, é preciso que os pais ou responsáveis pelas crianças estejam atentos e que procurem as Unidades de Saúde para a devida imunização. “ Temos 12 Unidades de Saúde distribuídas por Arapongas, disponibilizando a vacina contra a poliomielite. A vacinação é a única forma eficaz de prevenir a doença. Não podemos continuar com essa baixa aderência. Por isso, reforçamos aos pais ou responsáveis que levem as crianças para serem vacinadas, evitando o risco de surto da doença. Contamos com a colaboração da população”, enfatiza.

Cerca de 50% das 1.489 doses aplicadas ocorreram no último dia 17 de outubro – Dia “D” de vacinação contra a Poliomielite. “Todos os dias as vacinas estão disponíveis. E não apenas durante do dia “D”. Por isso, procurem as nossas Unidades de Saúde durante a semana”, acrescenta o secretário. A vacinação contra a poliomielite segue até o dia 30 de outubro.

Para otimizar o serviço, a vacinação contra a Poliomielite será feita por livre demanda – sem necessidade de agendamento, obedecendo todos as medidas necessárias devido à pandemia da Covid-19. Será necessária a apresentação da Carteirinha de Vacinação e Cartão SUS. Fonte: Assessoria / Foto: Divulgação PMA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui