Um dos mais importantes pontos turísticos de Jaguariaíva, o Parque Estadual do Cerrado recebeu atenção especial da administração municipal na última semana. Atendendo antigas reivindicações do responsável pelo local, chefe da Unidade do IAT, Manuel Arsênio Passos, a prefeita Alcione Lemos mandou para o Parque um grande aparato composto por equipe e maquinário que trabalharam por quase uma semana nas estradas internas do local.

Sem manutenção há mais de 20 anos, o Parque Estadual do Cerrado, localizado na zona rural do município, bairro Pesqueiro, recebeu toda a atenção da prefeita Alcione, que esteve em visita no local acompanhada do secretário de Desenvolvimento Urbano e Logística, Gil Lorusso, e do secretário de Comunicação Social, José Amilton Romão, conferindo os serviços realizados e mostrando-se satisfeita com os resultados apresentados.

Os serviços foram realizados pela equipe do departamento Rodoviário da secretaria de Desenvolvimento Urbano e Logística nas estradas internas daquele centro turístico, totalizando aproximadamente 7 km, com serviços que foram distribuídos em patrolamento, cascalhamento, compactação e mais de 200 cargas de cascalho.

Ao atender a solicitação do responsável, e em atenção aos visitantes do Parque, que atraídos pela exuberância da fauna e flora existente ao longo do trajeto colocam o Parque do Cerrado como importante ponto de visitação turística e de preservação daquele tipo de vegetação, a administração municipal trabalhou no local da mesma forma que em outros pontos turísticos, uma vez que sua administração tem foco bastante acentuado no setor que pretende alavancar.

  • O Parque Estadual do Cerrado conta com 420 hectares e foi criado pelo Governo do Estado do Paraná em março de 1992, com 29 anos, portanto, localizado entre os rios Santo Antônio e Jaguariaíva, com o objetivo principal de conservar as espécies savanas ainda existentes no Paraná, bem como a flora e a fauna.

No local existe, além da sede, um mirante de aproximadamente 30 metros de altura, de onde se pode contemplar uma vista privilegiada.

O Parque destina-se basicamente às atividades de ecoturismo, educação ambiental e pesquisa, com estacionamento, centro de visitantes, alojamento para pesquisadores, centro de pesquisa, casa do guarda-parque, posto avançado e torre de observação.

  • Distante 12 km da cidade, a visitação acontece de quarta a domingo e feriados, das 9 às 16 horas. Fonte: Assessoria / Foto: PMJ.