Estão em fase final as obras físicas do Hospital Regional de Cornélio Procópio. Construída na zona noroeste da cidade, a unidade conta atualmente com 98,21% de suas obras físicas prontas, com previsão de estarem concluídas em aproximadamente 90 dias.

A avaliação é do engenheiro civil da prefeitura que responde pela fiscalização das obras no local, Welington Voltolini. Pronta, a obra será uma das mais importantes em seu segmento. Vai atender usuários do SUS das 18ª, 17ª e 19ª Regionais de Saúde, que abrangem cidades dos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Norte do Paraná, do Norte Pioneiro e também de Médio Paranapanema. Ao todo, beneficiará um contingente populacional de 1.345.357 habitantes.

Ampliação

Esta ainda é a primeira etapa da obra que, antes mesmo de estar totalmente concluída, já está sendo ampliada para comportar mais 32 leitos.  Um processo licitatório já está  em andamento para essa ampliação.  As obras desta nova etapa serão construídas sobre o bloco C e correspondem a uma segunda parte da base física do hospital.

Ainda de acordo com a avaliação do engenheiro, o que ainda falta para a conclusão dessa primeira parte é a ligação pela Copel da energia elétrica.  É a energia definitiva que vai alimentar os transformadores e todo o hospital. No momento, a ligação que serve o local ainda é provisória.

Para essa etapa, a Copel já fez uma parte da ligação. Outras providências estão sendo executadas com pequenos  reparos nos vidros e encaixilhas nas janelas de alumínio; aplicação de resina nos pisos para facilitar a limpeza  e separação de vagas destinadas pacientes Portadores de Necessidades Especiais (PNEs), entre outras providências.

No começo deste ano, o Governo do Paraná repassou recursos da ordem de R$ 16,41 milhões para o Hospital Regional.  Depois de inaugurado, o hospital levará o nome do pioneiro Amin Hannouche, pai do prefeito Amin José Hannouche. A construção da obra se deve ao esforço pessoal deputados Luiz Cláudio Romanelli (PSD) e Luísa Canziani (PSD) e do ex-deputado Alex Canziani.

(Comunicação/Prefeitura)