De acordo com os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Jaguariaíva superou em 131% o saldo de empregos em 2020, chegando à marca de 696 novas colocações com carteira assinada.Na região dos Campos Gerais, o município está em terceiro lugar entre as 19 cidades, atrás apenas de Ponta Grossa, que tem dez vezes o número de habitantes de Jaguariaíva, e Ortigueira.No ranking da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, a Agência do Trabalhador ficou em 72º lugar entre as 216 unidades do estado.

O ranking leva em consideração o número de vagas preenchidas menos o número de demissões, a partir deste cálculo, Jaguariaíva fechou no azul mais uma vez, mesmo com a pandemia do coronavírus.

Atualmente cerca de 70% da intermediação de mão de obra ocorre por meio da Agência do Trabalhador, mas para ampliar este número, além do trabalho que já é realizado na agência, uma força tarefa está sendo montada para atrair novos empresários para contratarem através da Agência. A administração municipal está realizando o trabalho de fortalecimento de parcerias através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agropecuário, que está responsável pela Agência.

De acordo com a diretora de Planejamento Econômico, Giselle Inaiara Syring, para angariar novos empresários a Agência conta com a parceria da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Jaguariaíva – Aciaja, que conta hoje com mais de 350 associados.

Serviços – O oferecimento de outros serviços por meio da Agência também tem fortalecido a busca. A unidade de Jaguariaíva oferece mais de 30 serviços, além da intermediação de mão de obrae Seguro Desemprego, sendo o único ponto oficial de atendimento da Receita Federal da microrregião, além de possuir profissionais credenciadospara emissão de documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho, Regularização, Consulta Fiscal e de Restituição de Imposto de Renda, entre ouros.

A agência de Jaguariaíva também possui cabine para a fotografia necessária para documentos de identificação, além de espaço para o empresário realizar entrevista de emprego, integração e até palestras.

Todos os serviços são totalmente gratuitos e estão à disposição das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Fonte: Assessoria / Foto ilustrativa: Gilson Abreu/AEN.