A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Jaguariaíva está preparada para Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19. A programação é que algumas doses dos imunizantes autorizados pela Anvisa para uso emergencial sejam liberados nesta semana para o município através da Regional de Saúde de Ponta Grossa.

“Nosso município aguarda determinações da Secretaria Estadual de Saúde para início do protocolo de aplicação a partir do próximo dia 20”, relata a secretária municipal de Saúde, Amália Cristina Alves. Ela informa que o município está preparado para executar a campanha.

“Nossos serviços de saúde estão preparados para atender às questões logísticas (aquisição, armazenamento e distribuição de vacinas e demais insumos), além de capacitação das equipes, assistência aos usuários (aplicação da vacina), monitoramento dos vacinados, enfim, tudo o que se faz necessário para que nossa população tenha uma cobertura vacinal, respeitando o Programa Nacional de Imunização”, explica.

É importante salientar que, conforme plano de imunização dos governos federal e estadual, os primeiros a receberem a vacina serão os  profissionais da saúde que trabalham diretamente com o atendimento dos doentes com a Covid-19. Isto porque a quantidade de vacinas disponíveis não só no Brasil, mas no mundo, ainda é pequena em relação à demanda, e a distribuição está sendo feita àqueles que têm mais risco de contrair a doença. Na cidade de Jaguariaíva estes profissionais da linha de frente estão lotados na Unidade Básica de Saúde Dr. Domingos Cunha (Jardim Santa Cecília) e Hospital Municipal Carolina Lupion. Fonte: Assessoria / Foto ilustrativa: Jonathan |Campos/AEN.