O “Queijo Vale do Prado” começa a ser produzido neste mês em Apucarana, na região do distrito de Correia de Freitas, pela família Prado, que tem uma tradição de três gerações no ramo. O prefeito Junior da Femac prestigiou nesta última quinta-feira (6) a inauguração da agroindústria, na estrada do Ferraz.

A agroindústria da família Prado obteve o Selo de Inspeção Municipal (SIM) emitido pela Secretaria Municipal da Agricultura e, a partir de agora, começa a produzir queijos de alto padrão. “Trata-se de um empreendimento de uma família pioneira de Apucarana, que já está na sua terceira geração atuando com pecuária, lavouras e produção de queijos”, informa Junior da Femac.

Segundo o prefeito, o queijo é uma tradição de longa data da família que tem como matriarca a Dona Mimi, além do casal João e Ana Prado, e a neta Larissa, que estará à frente do novo empreendimento. “A família é oriunda de Minas Gerais e tem origem italiana, e a produção de queijos sempre marcou a família que agora está retomando a atividade”, revela Junior.

Larissa Prado anuncia que a Queijaria Prado mantém um rebanho leiteiro de alta linhagem e pastagens apropriadas. “Vamos pasteurizar o leite e produzir os queijos para revenda, inicialmente, no eixo Londrina-Apucarana-Maringá”, informa a empreendedora, acrescentando que o queijo meia-cura será o principal produto da empresa.

“Ficamos muito felizes ao constatar que a simplificação do Selo de Inspeção Municipal (SIM) tem viabilizado vários empreendimentos, incluindo de defumados, abatedouro de ovinos e suínos, derivados lácteos e até uma vinícola em Apucarana”, avalia o prefeito Junior da Femac.

A médica veterinária Thaísa Sothe, que coordena o SIM no município, diz que a agroindústria da família Prado cumpriu rigorosamente todas as exigências para a liberação do selo e está plenamente apta a iniciar a produção de queijos. Fonte: Assessoria / Foto: Divulgação PMA.