Brasília – A votação da medida provisória nº 897, a “MP do Agro”, relatada pelo deputado Pedro Lupion (DEM-PR) deve ser lida e votada até a próxima terça-feira (11) na Câmara dos Deputados. O presidente da Casa, Rodrigo Maia, garantiu a apreciação da matéria a líderes da bancada ruralista que articulam a aprovação do texto.

Há uma preocupação do relator com o prazo de validade da MP, que vai expirar em 10 de março. Até lá, ela precisa passar por votação também no Senado, se aprovada na Câmara, e ir à sanção presidencial. Mas o Carnaval, no fim de fevereiro, pode atrapalhar o processo.

“Nós, do agro, estamos sempre enfrentando enormes desafios. Além da tramitação, cuidamos também dos últimos ajustes na MP 897, para que o produtor tenha acesso mais fácil ao crédito e possa dar parcela da propriedade como garantia, além de acesso facilitado às linhas de crédito dos bancos, entre outros benefícios.”

Para não correr o risco, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) procurou o presidente Rodrigo Maia, ainda no início dos trabalhos legislativos deste ano. A intenção é ler e votar a MP no mesmo dia, para evitar que ela tranque a pauta das sessões seguintes.

“Como relator da ‘MP do agro’, meu papel é entregar o melhor texto possível e que atenda às entidades, como a Confederação Nacional da Agricultura, as cooperativas e, sempre, ao produtor rural brasileiro, naquilo que ele mais precisa: apoio para tornar o setor agropecuário brasileiro cada vez mais pujante”, finalizou Lupion.

Fonte: Assessoria / Foto: Divulgação