Há cerca de vários meses não chove na região Norte do Estado do Paraná, o problema foi constatado na cidade de Jataizinho. O nível do Rio Tibagi ficou um metro e meio abaixo do normal, praticamente podendo ver facilmente o leito do rio, dificultando a navegação dos moradores e pescadores que ali vivem.

Pescadores de toda região de Jataizinho buscam alimentos nas poucas áreas onde ainda há um expressivo volume de água. Contudo, sofrem com a escassez de peixes. O problema é a falta de chuva que acontece em todo Sul do País, e por causa da estiagem um dos pontos turísticos mais procurados da região do Rio Tibagi tem sofrido com a seca. Por causa do nível baixo do Rio Tibagi os trechos antes ali usados pelos visitantes, turistas para passear, pescar, agora são encontrados muitas pedras.

Está estiagem pode prejudicar o abastecimento de água das cidades que são abastecidas pelas águas do Rio Tibagi, podendo a Sanepar partir para um racionamento de água. Importante a consciência de todos para que evite lavar carros, calçadas e desperdício até a chegada das novas chuvas.

Em entrevista com o Sr. Edson Borges Dias, conhecido popularmente como ”Ilha do Baiano”, que vive exclusivamente do Turismo na região, nos relatou que há muitos anos não via o Rio Tibagi com o nível de água tão baixa, prejudicando não somente a mim, mas comercialmente, socialmente, ambientalmente de todas as formas somos prejudicados, aqui esse pedaço de Rio é um pedaço da nossa vida, quando vemos o rio Tibagi secando é como se nossas vidas estivessem secando com o rio.

 

Fonte: Da Redação / Foto: Jean Roberto Borges Dias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui