A partir desta semana, turistas poderão voltar a visitar as belezas dos principais pontos turísticos de Foz do Iguaçu (PR). Após dois meses fechados em decorrência da pandemia do novo coronavírus, as Cataratas, a Usina de Itaipu Binacional, o Marco das Três Fronteiras e o Parque das Aves vão retomar atendimentos de forma gradativa, atendendo às medidas de segurança necessárias.

A reinauguração vai ocorrer em um momento especial para Foz do Iguaçu: o aniversário da cidade, comemorado em 10 de junho. Uma live solidária, que terá como cenário o Mirante Central da Usina, marcará a volta das atividades na região, com um show do artista iguaçuense Gabriel Smaniotto. No dia seguinte, às 9h, a operação turística na hidrelétrica será reiniciada, abrindo portões ao público.

Como medida de prevenção, os locais vão funcionar com 30% da capacidade e terão de seguir regras e protocolos sanitários, a exemplo do uso obrigatório de máscara e aferição de temperatura.

A visita Itaipu Panorâmica será feita de hora em hora, até 16h. Os ônibus que transportam turistas terão a lotação reduzida pela metade, a fim de garantir o distanciamento de dois metros entre cada pessoa. Caso os ingressos terminem, haverá a organização de saídas extras.

O segundo passeio a ser retomado é o Refúgio Biológico da usina, a partir do dia próximo dia 17. Haverá visitas às 9h30 e às 17h30, com disponibilidade de dez vagas por horário. Já o Ecomuseu vai voltar a operar em 24 de junho, das 10h às 17h, com o atrativo Ciência na Esfera ainda suspenso. O espetáculo Itaipu Iluminada, por sua vez, tem previsão de reinício no dia 1º de julho, às 19h30, nas sextas-feiras e sábados.

Fonte: Mtur / Foto: Pixabay