Obras são para incentivar as modalidades esportivas e apoiar as promoções nos bairros e na comunidade em geral

A Prefeitura de Cornélio Procópio vem executando ampla revitalização de espaços esportivos no município. As obras contemplam serviços de restauração de quadras em diversos bairros para, através da Fundação de Esportes (Fecop), garantir melhores condições para a prática de esportes e outros eventos nos bairros. Praticamente todas as quadras e ginásios de esporte foram ou estão sendo reformados na atual gestão.

No processo de revitalização está a troca ou consertos de alambrados, pintura de pisos, muretas e estruturas metálicas, revisão completa das instalações elétricas e instalação de iluminação em outras. As obras incluem também da pintura e regularização do piso das quadras e demarcação poliesportiva, bem como a instalação de portões e novas tabelas de basquete. É o maior volume de obras já executado nesses locais.

De acordo com Valdir Bueno, diretor-presidente da Fecop, foi uma prioridade estabelecida pelo prefeito Amin Hannouche e pela vice-prefeita Angélica e visa promover a reforma dessas praças de esportes. Além do Gatinho, cuja reforma foi inaugurada recentemente, pelo menos cinco dessas praças poliesportivas foram recuperadas.

Quadras reformadas

Uma das quadras reformadas é a da Vila América. Recebeu ampla cobertura e se transformou em uma das principais praças de esportes do município. Lá, as intervenções aconteceram na restauração do piso, telhado e banheiros; pinturas de ferragens e paredes internas e externas e iluminação pública. Com a reforma, vai sediar competições promovidas pela Fecop e servirá às atividades esportivas do bairro e à prática de educação física pelos alunos do Colégio Militar André Seugling.

Outros espaços também receberam a melhoria. Entre eles, a quadras do Jardim Figueira; do Conjunto Fortunato Sibim que há tempos vinham sendo pedida pelos moradores; Jardim Primavera, que ganhou pintura em toda sua extensão, instalação de portão, reforma da pista de skate; reforma geral de pisos e banheiros; e iluminação com postes.

No Conjunto Vitória Régia, a prefeitura instalou academia ao ar livre ao lado da pista de skate e pintura de piso. No centro da cidade, a quadra da Praça Botafogo ganhou tabela de basquete; instalação de aparelho para multi- exercícios. A do Jardim Bandeirante, ao lado do muro do cemitério, que recebeu iluminação e pintura em toda sua área; a do Jardim Nova Esperança, teve recebeu pintura em todas as áreas e iluminação.

Referência

Nesse processo priorizado pela administração, a maior reforma foi executada no Ginásio Poliesportivo João Batista Paiva Gatti, popularmente conhecido por Gatinho. Localizado na Avenida Bento Ferraz, Jardim Bela Vista, transformou-se numa praça esportiva moderna, totalmente reformada e à altura das necessidades do município.

As obras que recentemente foram inauguradas pelo prefeito Amin Hannouche e pelo deputado Luiz Cláudio Romanelli, foram executadas em praticamente todos os setores com investimentos de aproximadamente R$ 600 mil, conseguidos com apoio do deputado Toninho Wandscheer (Pros), que destinou os recursos para a realização do projeto.

Lá, as intervenções foram feitas interna e externamente e atingiram praticamente a totalidade da estrutura. A cobertura recebeu telhas metálicas nos anexos da frente e do fundo; substituição de rufos,  calhas e fixadores;  fechamento metálico no fundo do palco e substituição do piso por material injetado em polipropileno com manta de amortecimento, o transformando em piso oficial.

Outras melhorias foram executadas nos vestiários, banheiros públicos e alojamentos, adaptação de banheiros e acessibilidade para pessoas de necessidades especiais; calçamento externo; substituição da iluminação por refletores em LED; revisão hidráulica; instalação de chuveiros; instalação de corrimãos e parapeitos e pintura geral, entre outras melhorias.

A partir da sua reinauguração, está apto a sediar todas as grandes competições oficiais por se tratar da única praça de esportes do município cuja quadra dispõe da dimensão oficial exigida que é de 20 por 40 metros. Outra grande reforma já está projetada para o Ginásio 15 de Fevereiro (Quinzão) que, a exemplo do Gatinho, receberá melhoria em todos os setores.

(Comunicação/Prefeitura)