O Departamento de Cultura da Prefeitura de Ribeirão Claro recebeu recentemente a doação de um achado arqueológico. Trata-se de uma ponta de lança feita em pedra, que foi incorporada ao Patrimônio Público Municipal e será alvo de estudos para determinar com exatidão sua origem e idade. O objeto foi doado por Francisco Bismark Hideme Tanaka, conhecido popularmente como “Seu” Bismark Tanaka, e recebido pelo prefeito Mario Augusto Pereira e pelo chefe do Departamento de Cultura, Allan Mamede de Souza.

O antigo dono já havia cedido o achado para uma exposição realizada pela Cultura. Tanaka encontrou a ponta de lança durante uma pescaria na represa Xavantes. Uma equipe de arqueólogos de São Paulo, que haviam visitado o município recentemente, foi contactada e analisou o material. Atendendo ao desejo do proprietário, o departamento intermediou a transferência do item ao poder público.

O prefeito Mário Augusto Pereira fez questão de receber o item pessoalmente, em se gabinete. O doador declarou que se sentia feliz em poder contribuir com a história do município e acredita que o material seja mais útil estando à disposição do município, sendo alvo de estudos para as próximas gerações.

Segundo pesquisas arqueológicas feitas pela doutora Érika Robrahn-Gonzáles, Ribeirão Claro já foi ocupada por povos pré-históricos e por tribos Tupis-guaranis. A informação também foi confirmada pelas doutoras Neide Faccio (USP) e Juliana Rocha da Luz, que descobriram a presença de povos indígenas no município há mais de mil anos. Fonte: Assessoria / Foto: Divulgação PMRC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui