A decisão foi tomada na última sexta (23/07/2021), em reunião com o Comitê Municipal de Enfrentamento a Covid-19 e nesta última segunda-feira (26/07/2021) a medida foi anunciada aos diretores das escolas municipais.

Será implementado em toda a Rede Municipal de Educação o sistema híbrido de ensino-aprendizagem, ou seja, serão trabalhados os componentes curriculares de forma presencial, e na semana em que os alunos estiverem em casa, serão disponibilizadas as atividades não presenciais (apostilas).

No dia 09/08/2021 retornam às aulas presenciais os alunos matriculados nos 5°anos (período matutino) e 1°anos (período vespertino) e alunos da Educação Especial. O 5º ano será a primeira turma a regressar na unidade escolar no período matutino e o 1º ano no período vespertino, os alunos do 4º, 3° e 2 ° anos retornarão em datas a serem definidas e os pais desses alunos serão comunicados.

A Secretaria Municipal de Educação ressalta que, a presença do aluno na escola será facultativa, ou seja, as famílias (pais ou responsáveis) decidirão se a criança irá, ou não, frequentar a escola/sala de aula presencialmente. Caso opte por manter a criança em casa, serão disponibilizadas as atividades não presenciais (apostilas), sendo realizado o monitoramento para garantia do acesso às atividades.

Educação Infantil – A data para retorno dos alunos da Educação Infantil ainda não foi anunciada pelo município, pois o Comitê avaliará as possibilidades para o retorno dos pequenos, mediante experiência com os maiores.

Organização do Ambiente Escolar – A Secretaria da Educação adquiriu todos os insumos/EPIs necessários e constantes nas principais Legislações para o retorno seguro das aulas. Os materiais já se encontram nas escolas em quantidade necessária e suficiente ao atendimento dos alunos e profissionais, tais como: álcool em gel, termômetro, tapete sanitizante, máscara de proteção facial, totem, dispenser, papel toalha, material de higiene e limpeza, material descartável, entre outros. Nossos colaboradores serão treinados para seguir todas as orientações no que diz respeito a segurança de nossos alunos.

A Vigilância Sanitária estará realizando vistoria nas Escolas Municipais para a verificação do cumprimento dos protocolos sanitários de biossegurança, para receber os alunos.

Foram realizados os procedimentos de sinalização/demarcação, higienização e sanitização nas dependências das Escolas, limpeza e desinfecção dos equipamentos, em atendimento às regras de distanciamento e contenção da transmissão do vírus nos espaços físicos, seguindo os protocolos estabelecidos para a garantia de um ambiente seguro.

De forma a mantermos a prática adequada nesta nova rotina e nos protegermos contra a transmissão da COVID-19, a comunicação próxima e informações frequentes sobre as crianças, são essenciais. Para estreitar essa relação com as famílias, pedimos que os pais que optarem por enviar seus filhos para o retorno presencial devem procurar a escola entre os dias 02/08 às 05/08 para a assinatura do Termo de Compromisso e retirada da cartilha contendo recomendações e orientações acerca das regras de segurança e higiene, bem como os cuidados a serem adotados no ambiente escolar. Os pais/responsáveis e a escola devem estar alinhados para o melhor acolhimento às crianças neste retorno presencial.

“Sabemos que a volta as aulas presenciais é mais um desafio diante deste cenário de pandemia. Nossas escolas estão preparadas, sabemos que essa experiência presencial é extremamente necessária para o desenvolvimento dos nossos alunos que estão há bastante tempo afastados da escola. Mesmo com o excelente trabalho remoto realizado pelas equipes escolares, a presença do aluno na escola é fundamental para que a aprendizagem seja mais completa”, comenta a secretária Josiane Cheffer. Fonte: Comunicação / Foto: PMA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui