A Expo Livro chegou nesta última segunda-feira (07) e fica até o dia (12) em Cambé. A iniciativa existe desde 1991 e adaptou uma carreta em uma biblioteca sobre rodas.
A carreta vai ficar estacionada em frente à Praça Getúlio Vargas (Avenida Inglaterra, 1099) das 10h às 19 horas e a entrada é gratuita. A Expo Livro é aberta para toda a comunidade, que pode usufruir de um acervo de cerca de dois mil livros – divididos entre 500 títulos diferentes.
O gerente responsável pela Expo Livro em Cambé, Rodrigo Dutra, explica que essa é a primeira vez que a carreta vem para a cidade. Ele ressalta que a Expo Livro proporciona teatro, música com orquestra, palestras, gincanas e orações para a comunidade, além da biblioteca, mas devido à COVID-19 as atividades foram reduzidas. “Nós mantivemos a biblioteca, as palestras e orações, o restante foi retirado para evitar aglomerações”, explica.
Dutra esclarece que o interior da carreta tem a capacidade para até 50 pessoas, mas devido às medidas de segurança estão trabalhando com um público reduzido de no máximo 15 pessoas.
Rodrigo Dutra esclarece que os livros não possuem religião, mas têm uma vertente espiritual. “Os livros são destinados a todas as pessoas e não a uma religião”, comenta. Os livros disponibilizados são da editora Árvore da Vida e são parte do projeto Vida Para Todos.
A secretária de Cultura, Cláudia Codato, explica que todas as medidas de distanciamento social estão sendo tomadas. “A Expo Livro vai disponibilizar álcool gel e luvas descartáveis para todas as pessoas”, comenta. Codato ainda ressalta que a princípio a entrada é liberada, mas em caso de aglomeração outras medidas podem ser tomadas.
Para a secretária, proporcionar espaços agradáveis para a leitura é um desafio nesse período. “Como nossa Biblioteca Municipal está fechada, analisamos se deveríamos ou não trazer a Expo Livro para Cambé, mas após vermos como foi tranquilo nos outros municípios da região e como a Expo Livro se preocupa com os visitantes, autorizamos a instalação e esperamos que todos aproveitem o acervo”, finaliza. Fonte: Assessoria / Foto: Divulgação PMC.