As campanhas de Multivacinação e de Vacinação contra a poliomielite seguem até a próxima quinta-feira (29) em Ibiporã. Nacionalmente, a campanha vai até sexta-feira (30), contudo, neste dia, as Unidades Básicas de Saúde do município estarão fechadas em função do feriado em comemoração ao Dia do Servidor.

A vacinação contra a poliomielite é dirigida a crianças a partir de 12 meses a menores de 5 anos. A dose é oral, com a aplicação de duas gotinhas em cada criança. Já a campanha de Multivacinação, dirigida a crianças e adolescentes menores de 15 anos, oferece todas as vacinas que fazem parte do calendário nacional na faixa etária indicada, entre elas as que previnem contra a tuberculose, hepatite B, meningite, pneumonia, sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela, difteria, tétano, diarreia, varicela e contra o HPV.

No último sábado (17) aconteceu o Dia D de mobilização nacional, como forma de proporcionar o acesso à vacina de todas as famílias, pais ou responsáveis. Em Ibiporã, o Centro de Saúde, e as UBS do Serraia, San Rafael, La Fontaine (Agenor Barduco) e Bom Pastor abriram das 9 às 16 horas, e as do Jardim John Kennedy e Taquara do Reino das 8 às 12 horas, para imunizar a população.

Além das doses contra a pólio e multivacinação, houve imunização contra a Influenza (gripe), para pessoas acima de seis meses, e contra o sarampo (dose de reforço) para adultos de 20 a 49 anos. Como medida de segurança contra a Covid-19, as doses contra o sarampo, gripe e poliomielite também foram disponibilizadas no sistema drive thru (no carro) na UBS Central.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram aplicadas 1.032 doses no Dia D, sendo 340 contra a pólio; 252 da tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo) e 440 de outras vacinas. Para os adultos que ainda não levaram as crianças para se vacinar, as doses estão disponíveis gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde. Para se imunizar, é necessário levar documento de identificação e Carteira de Vacinação. É obrigatório o uso de máscara de barreira. Para as crianças de um a quatro anos não é necessário agendamento. Já para as maiores de cinco, a SMS solicita que os pais ou responsáveis agendem um horário na UBS de referência, por telefone (3178-0350 e 3178-0351) de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ou no site da Prefeitura: www.ibipora.pr.gov.br. A medida visa evitar aglomerações, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Segundo a SMS, caso a criança ou adolescente estiver com sintomas ou confirmação de Covid-19 deve se imunizar 14 dias após o término dos sintomas. Caso esteja isolada por ter contato com pessoa que esteja com suspeita ou confirmação da doença, deve se vacinar assim que for liberada do isolamento. Fonte: Comunicação / Foto: José Fernando Ogura-AEN.