A Secretaria Municipal de Assistência Social alerta para a necessidade de se atualizar o Cadastro Único a cada dois anos. Para realizar essa atualização basta procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa.

Osicléia Carneiro, secretária de Assistência Social, ressalta que manter o Cadastro Único atualizado é essencial para ter acesso ao Programa Bolsa Família, política social de transferência de renda com importante efeito na redução da pobreza, reduzindo a desigualdade social. “Através do acesso ao Bolsa Família o beneficiário possui mais autonomia e poder de compra, promovendo a melhoria de vida das famílias.

Cadastro Único – Regulamentado pelo Decreto nº 6.135, 26/06/2007, se tornou o principal instrumento para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, entre outros.

Também pode ser utilizado para a seleção de beneficiários de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais. Por isso, ele funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas. O Ministério da Cidadania é o gestor responsável, e a Caixa Econômica Federal é o agente operador que mantém o Sistema de Cadastro Único.

CRAS CENTRAL – Av: Telêmaco Carneiro, 362, centro. Telefone (43) 3512-3040.

CRAS VILA FUNCIONÁRIOS – Rua José Fernandes Soares da Silva, 298. Telefone (43) 3512-3074.

CALÓGERAS – Rua Prof. Joana Cristina Lopes, s/n. Telefone (43) 3617-1195. Fonte: Comunicação / Foto: PMA.