A decoração do “Natal de Esperança” de Apucarana, com destaque para as peças instaladas na Praça Rui Barbosa, começa a ser acionada na noite desta quinta-feira (10). A ornamentação também abrange a Praça do Redondo, rotatória do alto da Avenida Curitiba e Parque Jaboti no painel “Eu Amo Apucarana”, além das principais vias do anel central.

Para a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), e o Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), a decoração natalina é de fundamental importância para o setor. “Nossos associados, que passaram por muitas dificuldades neste ano com os reflexos negativos da pandemia, reforçaram a necessidade de atrativos e iluminação especial por parte da prefeitura”, revela o presidente da Acia, o empresário Jayme Leonel.

A presidente do Sivana, Aída Assunção, da mesma forma, reitera que para o comércio varejista é essencial a iluminação especial e os ornamentos que estão sendo instalados pela prefeitura. “Todos estamos conscientes das condutas necessárias para evitar o contágio pelo coronavírus, e os lojistas seguirão à risca todo o protocolo indicado pelas autoridades sanitárias”, assinala a dirigente do Sivana.

Aída Assunção pondera que o município está fazendo o correto. O investimento é necessário para fomentar a economia local, preservar empresas e empregos. “Temos convicção de que a prefeitura terá retorno em tributos, além de contribuir para a abertura de novos postos de trabalho temporários e outros definitivos”, avaliou.

A título de comparação, acerca dos resultados obtidos com decoração natalina, o presidente da Acia, Jayme Leonel, lembra que em 2018 – com uma ornamentação mais modesta – o comércio emitiu 22 mil cupons em sua campanha promocional de vendas. “Já em 2019, com uma decoração mais atraente, foram entregues mais de 60 mil cupons aos consumidores de Apucarana e de cidades do Vale do Ivaí”, informa Leonel, acrescentando que a Acia irá sortear -por meio de cupons nas compras – um Carro Zero Km e mais R$ 25 mil em vales-compra, totalizando R$ 80 mil em prêmios.

O presidente da Acia ressalta que, em acordo firmado com a Prefeitura de Apucarana, chancelado pela saúde pública, foram canceladas atrações que iriam gerar aglomerações. “Não teremos a chegada do papai noel, nem o trenzinho para as crianças e a casa do papai noel”, assinala.

A secretária de Cultura e Turismo, Maria Agar, explica que as regras do “Natal de Esperança em Apucarana” foram definidas com a participação direta de autoridades da saúde pública. “Uma das condições impostas para a liberação foi a presença permanente de agentes da saúde, para coibir aglomerações, orientar o uso de máscaras e de álcool gel, com apoio da Guarda Municipal”, informa.

“O comércio está orientado a manter as regras vigentes nos decretos federal, estadual e municipal, referentes às medidas de prevenção a Covid-19, e a fiscalização da prefeitura estará atenta, acompanhando tudo de perto”, assinala Maria Agar. Fonte: Assessoria / Foto: Divulgação PMA.