Em alusão ao Dia Mundial da Limpeza, celebrado neste último sábado (19), a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo recolheu resíduos sólidos de 12 secretarias estaduais e autarquias. Foram recolhidas roupas, pilhas, lâmpadas, além de remédios vencidos, eletrônicos, eletrodomésticos, materiais de escritório e óleo de cozinha.

“A determinação do governador Ratinho Junior é promover o desenvolvimento do Estado e garantir, ao mesmo tempo, a sustentabilidade. Essa é uma das políticas públicas que faz com que o Paraná seja exemplo em conservação do meio ambiente no país”, disse o secretário Márcio Nunes.

“São resíduos que normalmente as pessoas não sabem como destinar e que, se descartados de maneira incorreta, podem contaminar o solo e os lençóis freáticos”, destacou a diretora geral da Secretaria, Fabiana Campos.

CAMPANHA – O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) surgiu na Estônia em 2008. O objetivo do movimento é mobilizar voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques, com foco na conscientização para o descarte indevido de resíduos sólidos.

Devido à pandemia do coronavírus, este ano a campanha tem como lema #eucuidodomeuquadrado, com ações individuais em casa. Pensando nisso, a Sedest mobilizou as Secretarias de Estado e autarquias para recolherem de seus funcionários os resíduos sólidos.

“A Secretaria abraçou a ideia da Campanha Mundial porque tem na sua essência promover o descarte correto de todos os resíduos sólidos e materiais descartáveis”, afirmou a diretora de Desenvolvimento e Inovação, Camila Aragão.

APROVAÇÃO – O Instituto Fundepar realizou uma reforma em dezembro de 2019 e estava com 1500 lâmpadas para fazer o descarte correto. “A campanha veio como uma oportunidade para descartar esse material sabendo que o destino vai ser de forma sustentável e correto. O material ia ficar em um canto do Instituto e corria o risco de pegar umidade”, disse a Evane Petla Mendes Dias, chefe do Departamento Administrativo do Fundepar.

Na entrega dos resíduos sólidos, as instituições participantes receberam mudas de árvores frutíferas que serão distribuídas na próxima segunda-feira (21), no Dia da Árvore. Em todo o Estado, serão plantadas e distribuídas mais de 550 mil mudas.

Participaram da ação As Secretarias de Estado da Educação e do Esporte, da Comunicação Social e Cultura, da Agricultura e do Abastecimento e da Segurança Pública, a Casa Civil e a Defesa Civil do Paraná; os Institutos Água e Terra (IAT), de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Fundepar, além da Assembleia Legislativa do Paraná, Copel e Compagas. Fonte: Aenpr / Foto: Sedest.