A abertura do evento foi na noite desta quinta-feira, dia 6 de julho. Apresentações artísticas, musicais, de dança e aulas show com renomados chefs, marcaram o início das atividades deste ano

 Em clima de muita animação e expectativa, na noite desta quinta-feira, 6 de julho, foi aberta a segunda edição do Festival Guarapuava Gastronômica 2023. O evento é o maior da região Centro-Sul do Estado e é promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, em parceria com a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) — Regional Centro-Sul, e patrocinadores.

Nesta segunda edição, que se estende até domingo (9), 30 restaurantes participam com uma culinária variada, como árabe, japonesa e brasileira, além de diversas opções para lanches, pizzas, espetinhos, carnes assadas, sopas, massas e bolos. São mais de cem pratos à disposição dos visitantes.

Como Guarapuava é considerada a Capital da Cevada e do Malte, o festival conta ainda com a participação de oito cervejarias artesanais, que oferecem os melhores produtos do segmento do País. Muitos desses rótulos foram premiados com o selo ouro no Concurso Brasileiro de Cervejas, em Blumenau, Santa Catarina. 

“Tenho certeza de que o festival vai ser muito bem prestigiado pelo povo de Guarapuava e da região. É um trabalho excepcional realizado pela Secretaria de Turismo e Eventos que fomenta a economia da nossa cidade. Devemos valorizar a variedade gastronômica que existe aqui”, destacou o prefeito Celso Góes.

A secretária de Turismo e Eventos de Guarapuava, Katriane Mila, falou dos preparativos que antecederam o evento. 

“Este é o momento para prestigiar a gastronomia da nossa cidade. Eu estou muito feliz e gostaria de agradecer a todos pela presença. Este evento é fruto de muito trabalho e de parcerias. Nós sempre conversamos e procuramos fazer o melhor para atender a todos”, expressou a secretária.

Segundo o presidente da ABRASEL Regional Centro-Sul, Ronaldo Boese, o evento oportuniza à população e aos visitantes, o conhecimento da gastronomia local. Boese agradeceu também, a parceria entre a ABRASEL e a prefeitura de Guarapuava.

“Este evento movimenta a cena gastronômica da nossa cidade, gerando economia e fazendo com que a população se inteire da grande qualidade deste segmento que temos aqui. Por isso, eu quero agradecer principalmente à prefeitura que é nossa parceira. Sem a prefeitura e sem o empenho de todos da Secretaria de Turismo e Eventos, nada disso seria possível”, grifou o presidente.

Durante a abertura, houve uma amostra da “NatuEdu”, uma feira de produtos artesanais e naturais da rede municipal, organizada pela Secretaria de Educação. O objetivo é valorizar os produtos feitos pelos próprios alunos, incentivando a educação financeira, o empreendedorismo e a consciência ambiental.

A “NatuEdu” faz parte do Programa Municipal de Educação Empreendedora e Inovação (Crer&Ser), a feira visa transformar a horta pedagógica em uma horta empreendedora, onde as crianças são protagonistas de todo o processo, desde o plantio, até a colheita e venda dos produtos. A feira representa uma oportunidade para as crianças do Infantil III desenvolverem competências consideradas valiosas para a vida, aplicando, de forma lúdica, conceitos de controle financeiro e empreendedorismo.

“Desenvolver habilidades empreendedoras, financeiras e sustentáveis nas crianças, proporcionando uma compreensão mais ampla do sistema monetário, trabalho em equipe, gestão financeira e tomadas de decisões, são alguns dos objetivos da feira. Essa é a semente que vai ensinar as nossas crianças a serem empreendedoras”, contou o secretário da Pasta, Pablo de Almeida.

Durante os quatro dias do festival, haverá diversas apresentações artísticas, musicais, de dança e aulas show com renomados chefs. Na noite de abertura, a Banda Jovem Maestro Leonel Rossetin, a banda de rock The Vards e o cantor Celso Costa, se apresentaram e alegraram o evento.

Para Clotilde Moser, responsável por um dos estandes gastronômicos, a participação no festival ajuda a aumentar o número de clientes em seu restaurante, o “Tio Chico”, no distrito de Entre Rios.

“Eu gosto de participar. O povo já conhece o meu produto. Muitos já vêm direto me procurar, mas é uma maneira de divulgar o nosso restaurante também e conseguir novos clientes”, expressou a empreendedora.

O casal Marta e Elton Almeida, de 73 e 75 anos respectivamente, aproveitaram a noite para apreciar novos pratos e a música ao vivo.

“Está muito bonito. É bom aproveitar para sair e dar uma passeada, descansar de vez em quando”, comentou Marta.

“A organização está perfeita. Um show maravilhoso. O Celso Costa cantando para esse povo é muito interessante, porque ele é uma lenda guarapuavana. Todo mundo, para quem você fala do Celso, gosta e conhece. E as comidas são maravilhosas”, salientou a guarapuavana Denise Roser.

Além da população, estiveram presentes no festival, o presidente da ABRASEL Paraná, Luis Fernando Menuci, a deputada estadual Cristina Silvestri, a diretora executiva da ABRASEL Regional Centro-Sul, Leila Pires, o deputado estadual Artagão de Mattos Leão Junior, o presidente da câmara de vereadores de Guarapuava, além de secretários municipais.