A Frente Parlamentar de Promoção Municipalista, das Associações de Municípios e Consórcios Municipais da Assembleia Legislativa reúne deputados e prefeitos nesta terça-feira, 05, para debater programas para a educação básica, atuação e estruturação de escolas e consórcios de educação. O encontro acontece a partir das 9 horas no Auditório Legislativo e terá transmissão pelas redes sociais e TV Assembleia.

“Educação é um tema essencial, que está presente no dia a dia da gestão de prefeitas e prefeitos. Nosso objetivo é avançar no debate de inovações que promovam um ensino de qualidade para nossas crianças. Ao mesmo tempo, precisamos discutir medidas que ajudem as prefeituras neste processo, já que os municípios recebem cada vez mais atribuições e menos recursos”, informa o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), que é coordenador da Frente Municipalista.

A Frente Parlamentar é formada por 27 deputados e tem uma parceria com a Associação de Municípios do Paraná (AMP). Para Edimar Santos, presidente da entidade e prefeito de Santa Cecília do Pavão, o bloco é um grande instrumento de apoio aos gestores municipais. “A frente dará visibilidade aos assuntos de interesse dos municípios e vai reforçar a causa municipalista. Afinal, é nas cidades que as pessoas vivem e é lá que os avanços precisam ocorrer”, avalia.

PAUTA – Representantes da Secretaria de Estado da Educação (SEED) e do Ministério da Educação (MEC) foram convidados para falar aos prefeitos. Também haverá manifestações de promotores do Ministério Público que atuam na Comarca de Campo Largo. Eduardo Daiha e Rodrigo Braziliano vão compartilhar boas práticas desenvolvidas nas escolas para combater a violência contra crianças e adolescentes.

Educação básica é tema de reunião da Frente Parlamentar Municipalista e prefeitos

Outro tema da reunião é a necessidade de ampliar a oferta de cursos técnicos e de formação profissional. O tema será objeto da participação do presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industrias da 4ª. Região, Waldir Aparecido Rosa. A ação compartilhada das prefeituras será abordada pelo professor Jacir Machado, que é superintendente do Consórcio Intermunicipal de Educação e Ensino do Paraná (Ciedepar).

De acordo com o deputado Romanelli a primeira reunião do ano da Frente Municipalista marca o início de uma série de encontros que serão promovidos todos os meses. “Estaremos mobilizados em defesa do municipalismo e temos diversos temas que serão discutidos ao longo de 2024”, destaca o coordenador do bloco parlamentar.