A Prefeitura Municipal de Ibiporã está investindo na modernização de seu parque de iluminação pública. Em breve, luminárias de vapor metálico e de sódio instaladas em ruas e avenidas do município serão substituídas por lâmpadas de LED, mais eficientes, econômicas, duráveis, além de proporcionarem mais conforto visual para os usuários das vias públicas. O projeto de revitalização e expansão do sistema de iluminação também contempla a instalação de luminárias de LED Solar em vias sem energia elétrica, e também em novas obras que estão sendo executadas pelo governo municipal, como o Lago Beltrão Park, que contempla uma ciclovia de quase dois quilômetros margeando a linha férrea e iluminação em toda a sua extensão.

Cerca de mil lâmpadas foram adquiridas por meio de licitação, além de postes, fiação e transformadores. O investimento inicial é de R$700 mil custeados pela Contribuição de Iluminação Pública (Cosip), paga pelos consumidores/contribuintes por meio da conta de luz. Segundo o coordenador da equipe elétrica da Secretaria de Obras, Diogo Francisco Perez, lâmpadas de 150 e 250 watts de vapor metálico estão sendo substituídas por luminárias de LED de 80 e 150 watts, respectivamente. “As luminárias são de alumínio injetado, material mais eficiente e resistente a pancadas, possuem vida útil de 50 mil horas e garantia de cinco anos. Nesse prazo, caso ocorra algum problema técnico, o material é trocado gratuitamente”, informa Perez. Atualmente, apenas a Avenida Ibrahim Prudente da Silva, na zona sul de Ibiporã, possui iluminação em LED.

Foto: Divulgação/NCS/PMI
Foto: Divulgação/NCS/PMI

As novas luminárias serão instaladas primeiramente nos bairros com iluminação mais deficitária, tais como Vila Pimenta, Recanto Can Can, Balneário Tibagi e Vila Rural. Posteriormente, serão substituídas as lâmpadas das Avenidas dos Estudantes, Paraná/Santos Dumont (mais de 400 luminárias), marginal da PR-090, no loteamento industrial Nenê Favoretto, Ruas Lions Clube, Claudina de Menezes, Rui Barbosa, Coruja, Manoel Ferreira (fundo de vale) e prolongamento da Alberto Negro.

O parque de iluminação pública de Ibiporã tem cerca de sete mil pontos. De acordo com Perez, caso a iluminação de LED seja eficiente, todas as lâmpadas  convencionais serão substituídas.

Segundo o prefeito João Coloniezi, a utilização da tecnologia em LED “além de proporcionar maior economia e eficiência energética, ajudará na melhor visibilidade do trânsito para pedestres e motoristas e aumento da segurança, pois a luz mais intensa inibe a criminalidade”, pontuou o prefeito.

Fonte: Caroline Vicentini/NCS/PMI – Foto: Divulgação/NCS/PMI

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui