A pequena cidade de Assaí, no norte pioneiro do Paraná, entrou para o ranking Smart21 Communities of 2025, do Fórum de Comunidades Inteligentes (ICF), pela terceira vez consecutiva.

O município, que tem quase 14 mil habitantes, segundo o IBGE, aparece na lista de cidades mais inteligentes do mundo junto com Ponta Grossa, que fica na região dos Campos Gerais. As duas são as únicas cidades brasileiras a aparecer na lista e as únicas representantes da América Latina. Na lista deste ano, aparecem cidades espalhadas em nove países de cinco continentes. Acompanhe o GMC Online no Instagram Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp Agora, os dois municípios são semifinalistas do Smart City Award, que em junho anuncia o ranking Top7 Intelligent Communities, em que serão escolhidas as sete comunidades mais inteligentes que irão para a fase final da premiação. Em outubro, durante o 2025 ICF Global Summit, será anunciada a comunidade mais inteligente do mundo. Em 2024, a vencedora foi Curitiba.

O ICF, que é uma organização científica sem fins lucrativos dedicada à pesquisa de políticas de comunidades inteligentes, seleciona anualmente 21 cidades que tenham aplicado princípios exigidos pelo fórum, como programas de governança voltados para a construção da prosperidade econômica inclusiva, saúde social e riqueza cultural. A escolha é feita com base em dados quantitativos e qualitativos.  PUBLICIDADE Ações Localizada no Norte Pioneiro do Paraná, nas proximidades de Londrina, Assaí é destaque nacional e internacional no âmbito da inovação.

O município vem trabalhando para fortalecer a cultura da inovação municipal baseada em gestão inteligente e investimento em educação. Esses pilares fizeram a cidade se estabelecer como um exemplo nacional na aplicação de políticas públicas para a modernização, transformação digital e principalmente na retenção de talentos locais.  A cidade conta com um ambiente promotor de inovação credenciado pelo Separtec, a chamada Agência de Inovação do Vale do Sol, criada com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI).

A agência faz parte do ecossistema de inovação e transformação digital da cidade e tem como objetivo gerar empregos e renda, melhorar a qualidade dos serviços de saúde e educação e promover o bem-estar da população de forma sustentável.

Com informações da AEN