Arapongas imunizou até agora 26.732 pessoas contra a gripe. Conforme os dados do Setor de Imunização divulgados nesta última sexta-feira, 15, dentre os grupos prioritários foram vacinadas 993 crianças de seis meses a menores de seis anos, 25 gestantes, 2.847 profissionais da saúde, sete puérperas (até 45 dias pós-parto), 15.386 idosos acima dos 60 anos, 110 profissionais de segurança e salvamento, 633 caminhoneiros e 6.731 doentes crônicos.

Conforme o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr, as ações em pontos estratégicos têm resultado em um bom alcance vacinal. “Esses foram dados apresentados junto do SI-PNI – Programa Nacional de Imunizações responsável por reunir as informações de vacinação em todo o país. Em Arapongas, nossas ações estratégicas estão apresentando boa adesão por parte da população. Na última semana, demos início à fase de vacinação para as crianças, gestantes e puérperas, porém, os demais grupos prioritários das fases iniciais – como idosos, caminhoneiros e doentes crônicos que ainda não haviam tomado as vacinas também estão tendo nova oportunidade para a imunização. Nossa meta é sempre atingir o maior número de imunizados em cada grupo”, disse.

Nesta última sexta-feira, 15, a vacinação aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Primeiros Passos, situado na Rua Tico Tico Rei, 79 – Jardim Caravelle – ao lado da UPA 24 Horas. Na próxima segunda, 18, a ação será no CMEI Sonho Encantado do Conjunto Araucária (Rua Urutau Castanho, nº 351), a partir das 9h. Ainda de acordo com o cronograma definido, as gestantes devem procurar o Cisam de segunda a sexta, das 8h às 12h. Já as puérperas serão vacinadas nas residências.

Conforme o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde, a terceira etapa da vacinação contra a gripe ocorre entre 18 de maio a 5 de junho e estão incluídos os professores das escolas públicas e privadas e os adultos de 55 a 59 anos de idade.

Fonte: Comunicação / Foto: Divulgação PMA