Professores e adultos de 55 a 59 anos começaram a ser vacinados contra a gripe nesta última segunda-feira (18), em Apucarana. Os dois grupos são os últimos beneficiados pela imunização ofertada conforme o cronograma escalonado da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, iniciada dia 23 de março.

As doses da vacinas, que continuam disponibilizadas aos demais grupos do público-alvo da campanha, são ofertadas em 24 Unidades Básicas de Saúde (ver quadro abaixo) de segunda a sexta-feira, no horário de 8 horas às 16h30.

Os professores e adultos de 55 a 59 anos Professores e adultos de 55 a 59 anos formam, ao lado de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e mães no pós-parto até 45 dias e pessoas com deficiência, o público-alvo da terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação  Contra a Gripe, que teve a primeira fase iniciada na última segunda-feira (11). No total, a terceira etapa da campanha de vacinação prevê a imunização de cerca de 18 mil pessoas em Apucarana.

O prefeito Junior da Femac chama a atenção para a importância da imunização contra a gripe, considerando que previne vários segmentos da população e reduz a procura nas Unidades Básicas de Saúde e no Pronto Atendimento do Coronavírus. “Quem está incluso no público-alvo deve se vacinar”, enfatiza Junior.

A cobertura do público-alvo da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação foi grande em Apucarana. Entre os idosos que atingiu 112,2,7% da meta de imunizar 15.227 pessoas com 60 anos ou mais. O número de vacinados nesta faixa etária atingiu 17.888.

Entre os trabalhadores da saúde, que ao lado dos idosos fazem parte do público-alvo da primeira etapa, foram vacinados 1.792 profissionais, uma cobertura de 90.3% da meta de 1.983.

O público alvo da 2ª etapa, iniciada dia 16 de abril, é formado por doentes crônicos, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo (motoristas e cobradores) e portuários, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, e funcionários do sistema prisional. A cobertura de vacinação entre os doentes crônicos em Apucarana está em 49%. Foram imunizadas 5.541 pessoas da meta de 11.247.

Ao completar uma semana do início da fase de vacinação nas crianças de 6 meses a menores de 6 anos, Apucarana atingiu 20,9% desse público. Foram imunizadas 1.862 crianças sendo que a meta é 8.897.

A meta em Apucarana é vacinar 1.273 gestantes, das quais 371 procuraram até o momento as unidades de saúde para se proteger da gripe, um índice de 29%. O percentual entre as puérperas (mães no pós-parto até 45 dias) fica um pouco abaixo, 22%. Foram imunizadas 46 da meta de 209.

O diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Roberto Kaneta, reforça que a vacinação segue aberta para os públicos da primeira e segunda etapa até o fim da campanha, no dia 5 de junho.

“Apelo aos apucaranenses que aproveitem essa oportunidade de prevenção à saúde. Vacinar é um ato de amor com a própria vida e com a de nossas crianças. Se protejam da gripe buscando uma unidade de saúde com sala de vacina mais próxima de sua casa”, conclama o prefeito Junior da Femac.

Fonte: Assessoria / Foto: Divulgação PMA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui