A Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana vai oferecer nesta sexta-feira (24) estratégia inovadora para atender os caminhoneiros dentro da campanha de vacinação contra a gripe. As três entradas da cidade vão disponibilizar a sistema de drive-thru para imunizar os motoristas de caminhão que transitarem por eles locais. Ainda haverá um quarto ponto de vacinação, localizado em frente à Escola Municipal Durval Pinto, nas proximidades do Ginásio Lagoão, para atender essa categoria de profissionais que reside em Apucarana,além de taxistas e motoristas de aplicativos. Horário de atendimento  é de 9h30 às 16 horas

As localizações dos pontos de vacinação para os caminhoneiros ficam ao lado do Posto da Polícia Rodoviária Federal, na região da Vila Reis, entrada de Curitiba; em frente ao Posto Catarina, na entrada de Maringá; e nas proximidades do “bonezão”, na entrada de Londrina. Neste último ponto os motoristas receberão indicação para entrar na via marginal à rodovia.

“Não estamos medindo esforço para facilitar o acesso à vacinação desta importante categoria dos caminhoneiros, mesma atenção que dispensamos aos profissionais da área de segurança. Nossas equipes de saúde foram até o 10º Batalhão da Polícia Militar, a 17ª Subdivisão Policial, e a sede da Guarda Municipal para realizar a imunização desses trabalhadores”, informa o prefeito Junior da Femac.

A segunda etapa da Campanha Nacional Contra a Gripe teve início dia 16 de abril. A partir daquela data o público-alvo foi estendido a doentes crônicos, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo (motoristas e cobradores) e portuários, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, e funcionários do sistema prisional.

A Autarquia de Saúde está oferecendo a vacina em 24 Unidades Básicas de Saúde (veja quadro abaixo), de segunda a sexta-feira, de 8 horas às 16 horas. Aos portadores de doenças crônicas devem apresentar comprovante médico da sua morbidade.

Na primeira etapa da campanha, que priorizou os idosos e trabalhadores da saúde, Apucarana vacinou 15.355 pessoas com 60 anos ou mais, ultrapassando 100% da meta de imunizar 15.227 apucaranenses desta faixa etária.

A terceira fase da campanha ocorrerá a partir de 9 de maio, para professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, pessoas acima de 55 anos e pessoas com deficiência. A campanha segue até 22 de maio para todos do público-alvo. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos.

Fonte: Assessoria / Foto: Divulgação PMA