Evento reuniu prefeitos e prefeitas eleitos e reeleitos das regiões da Amepar, Amunop, Amuvi e Amunorpi

Curitiba – A Amunop – Associação dos Munícios do Norte do Paraná, através do seu presidente, Amin Hannouche, participou recentemente da segunda Rodada dos “Novos Gestores”, promovida pela Associação dos Municípios do Paraná, AMP. Durante o evento, prefeitos e prefeitas eleitos e reeleitos das regiões do Médio Paranapanema, Vale do Ivaí e Norte Pioneiro receberam informações técnicas sobre o Pro-Gov, o sistema de prestação de contas do Tribunal de Contas do Paraná e discutiram a pauta municipalista e também os desafios que os novos gestores assumirão, a partir de janeiro de 2025. O presidente da Amunop e prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche enalteceu o trabalho da AMP e das Associações que participaram do evento. “Temos certeza que os eleitos e reeleitos saíram deste evento com uma dose especial de conhecimentos para serem aplicados nos seus municípios.”, disse Hannouche. Segundo o presidente da AMP, Edimar Santos, prefeito de Santa Cecília do Pavão a segunda Rodada superou as expectativas com a participação de representantes de todas as quatro associações envolvidas. “Este encontro marcou o inicio dos preparativos para os novos mandatários nos seus municípios e foi valoroso pela maciça participação”, disse Santos.

A segunda Rodada de Novos Gestores foi aberta pelo vice-presidente da AMP, presidente da Amepar e prefeito de Arapongas, que destacou a importância do encontro. “Parabéns pelo evento e pela participação dos prefeitos e prefeitas eleitos. Sucesso nas suas gestões”, comentou. O presidente da AMP, Edimar Santos, chamou a atenção para os desafios que os novos gestores terão, a partir de janeiro. “O Tribunal de Contas fez várias mudanças que precisam ser levadas em conta pelos prefeitos. Vamos ficar à mercê  do julgamento das Câmaras de Vereadores. Isso tudo precisa ser observado pelos prefeitos”, comentou. Representando o Governador Ratinho Junior, o Secretário Estadual do Trabalho, Mauro Moraes, afirmou que o Paraná  precisa ter orgulho de ter o melhor governador do Brasil pela visão, integridade e lisura do governador. O superintendente de Apoio aos Municípios, Junior Weiller, elogiou o trabalho da AMP em defesa dos municípios e disse o Governo do Estado está à disposição para atender aos municípios. Representando a Câmara dos deputados, a deputada federal Luísa Canziani afirmou que “é  importante que, além das emendas parlamentares, os prefeitos busquem apoio do Governo do Estado e da União para obterem recursos e desenvolverem seus municípios”, comentou.

 

Romanelli enaltece a reunião

O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, presidente da Frente Parlamentar das Associações e Consórcios de Municípios da Assembleia Legislativa, participou ativamente do encontro e destacou a força do municipalismo e a importância da AMP no apoio aos gestores. Como o representante da maioria dos prefeitos da Amunop e Amunorpi, Romanelli afirmou que a união de esforços poderá melhorar muito a vida da população das cidades que terão um novo mandatário a partir do ano que vem. “Parabenizo a Associação dos Municípios do Paraná pelo evento e a todas as microrregiões que enviaram seus representantes. Esta rodada esclareceu uma série de dúvidas, especialmente dos prefeitos que foram eleitos e melhoraram ainda mais as condições para quem foi reeleito para nova gestão”, disse Romanelli.  Participaram ainda da 2ª Rodada os presidentes da Amunop e prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, da Amuvi e prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires; e o prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, representante do presidente da Amunorpi e prefeito de Siqueira Campos, Luiz Germano. As próximas quatro rodadas serão realizadas em Curitiba dia 13, Pitanga  dia 14, Francisco Beltrão dia 21 e Cascavel no dia 22 de novembro. (Marcos André de Brito – Assessoria Amunop) Fotos – Amunop