Evento acontece de 17 de setembro a 8 de outubro em 33 bares e restaurantes da cidade
A Carne de Onça, prato que carrega o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba e do Paraná, e que recentemente conquistou o selo de Indicação Geográfica (IG) pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial),  será novamente celebrada em um festival exclusivo. Entre os dias 17 de setembro e 8 de outubro, 33 bares e restaurantes participam do 9º Festival de Carne de Onça, servindo a receita exatamente como foi registrada. Cada prato será vendido a R$ 27.
O festival é promovido pela plataforma Curitiba Honesta, que desde 2013 realiza pesquisas e ações para valorizar a gastronomia local. Neste ano, a edição terá um sabor especial: será a primeira realizada já com o reconhecimento oficial, que garante autenticidade e preserva o modo de preparo do prato.
Segundo Sérgio Medeiros, organizador do evento e presidente da Associação dos Amigos da Onça, entidade que controla o selo de autenticidade, “a ideia é cada vez mais divulgar e valorizar a receita que foi registrada no INPI. Por isso, os bares participantes adotaram os padrões oficiais”.
Receitas oficiais
Estão previstas pelo INPI três opções de preparo e modo de servir, de acordo com o que foi documentado pela Associação dos Amigos da Onça:
1) colocação da carne sobre a fatia de broa coberta com cebola branca e cebolinha verde picadinhas, regada com azeite e temperada toda a parte superior com sal e pimenta do reino.
2) preparação da carne misturada ao azeite, ao sal e à pimenta do reino, apenas no momento de servir sobre a fatia de broa, para não interferir na coloração da carne. Incluída a cobertura com cebola branca e cebolinha verde picadas e regada com azeite.
3) preparação da carne misturada ao azeite, ao sal e à pimenta do reino, apenas no momento de servir sobre a fatia de broa. Os demais ingredientes –  cebola branca, cebolinha verde picadinhas e azeite -,  são disponibilizados separados para o cliente montar a seu gosto.
Confira os participantes do 9º Festival de Carne de Onça:
  • A Ostra Bêbada
  • Alchemia Bar
  • Armazém Santa Ana
  • Bar da Maniacs
  • Barbaran
  • Bastards- Bar da Fábrica
  • Bom Scotch
  • Boteco do Bolacha
  • Burguer Bar – Juvevê
  • Burguer bar – Xaxim
  • Canabenta – Parque Jaime Lerner
  • Capi Bar
  • Cartola’s Sports Bar
  • Charles Burguer
  • Down Town
  • Gente Fina
  • Hey Beer
  • Inácio
  • Jabuti Bar
  • Le Gado
  • Mavy Gastrobar
  • Ninki Pastelaria – Mercado Municipal
  • Nosso Boteco
  • 911 Dinner
  • O Bar do Açougueiro – Água Verde
  • O Bar do Açougueiro – Bacacheri
  • O Bar do Açougueiro – Batel
  • Quermesse – Bom Retiro
  • Quermesse – Ecoville
  • Silzeus
  • Torello – Casa de Carnes
  • Ushuaia
O 9º Festival de Carne de Onça tem organização da Curitiba Honesta, com patrocínio da Gold Food Service e Pão Nino. Apoio de Curta Curitiba e Abrasel. Para conhecer todos endereços, basta acessar o site www.curitibahonesta.com.br.
Assimp