Legenda foto: Comissão organizadora do Dia de Campo Orgânico se reuniu para decidir sobre as estações de cultivo.

Na última semana aconteceu mais um reunião da comissão organizadora do 3º Dia de Campo Orgânico em Bandeirantes/PR, previsto para o dia 27 de outubro deste ano, que é realizado pelo NEAT (Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios) da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná) em parceria com o Programa Paraná Mais Orgânico e com o IDR/PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) regional de Cornélio Procópio.

Na reunião foi discutido sobre as estações de cultivo orgânico e decidido que novamente terão legumes e hortaliças como alface brócolis, couve-flor, cebola de cabeça, produzidos em canteiros à céu aberto e cultivares em estufa como tomate, berinjela, pepino e outros culturas. Além de cultivo em SAF (Sistema Agroflorestal), café, abacaxi, tudo com manejo orgânico, livre de agrotóxicos e aptos para o selo de certificação, para que agricultores e estudantes possam ver e de fato conhecer tecnicamente à campo.

O coordenador do NEAT, Prof, Dr. Rogério Macedo, destacou que nesta edição tem novidade, que são dois importantes encontros entre as Cooperativas e Associações de Agricultores Familiares que fornecem alimentos para a merenda escolar e ainda o Mulheres da Agroecologia. “Precisamos valorizar a mulher no campo que possui um importante papel de liderança, formadora de opinião e ainda coordenando várias iniciativas importantes na agricultura orgânica”, lembrou Macedo.

Faltando seis meses, os organizadores estão bem otimistas para a realização do evento. “Estamos no reunindo agora para discutir sobre os recursos, organizar os trabalhos e fechar parcerias com as empresas para exporem os produtos que podem ser utilizados neste tipo de manejo, apresentar as tecnologias e ainda as possibilidades das linhas de crédito para que os agricultores familiares possam investir em suas propriedades”, finalizou o professor.

Esteve presente na reunião além do coordenador do NEAT, os bolsistas que fazem parte do projeto, a chefe do IDR/PR regional de Cornélio Procópio, Eliani Marson e engenheiros agrônomos que fazem parte do instituto e atuam na área orgânica.

Daniani Souza
Comunicação NEAT