Roda de capoeira marcou a homenagem póstuma a Mestre Claudio
A história, beleza, resistência e a importância da cultura afro-brasileira foram celebradas no último domingo (24) em Ibiporã durante o 2º Festival IbiAfro, evento promovido pela Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT). O evento, realizado na área externa e interna do Cine Teatro Padre José Zanelli, marcou o mês da Consciência Negra, tendo o dia 20 de novembro (Dia de Zumbi dos Palmares e da Consciência Nacional), sendo o primeiro ano como feriado nacional.
O IbiAfro contou com apresentações culturais de dança, música e do folclore afro, além de barracas de artesanato, roupas, acessórios e adereços, comidas típicas, rodas de capoeira e maculelê, desfile e concurso de beleza, exposição de cerâmica, fotografia e desenho artístico dos alunos do Centro de Formação em Arte e Cultura (Cefac), da SMCT, valorizando os talentos pretos locais.
A abertura contou com as presenças da secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, do Trabalho, Adaueber de Paula Rodrigues e da Assistência Social, Ester Moura, do vereador Rafael Eik Ferreira, representando o Legislativo Municipal, e da gerente de promoção da igualdade racial de Maringá, Cleuza Souza Theodoro. Em sua fala, Lourdes Narcizo ressaltou que “com este evento a administração municipal reafirma o seu compromisso de construir uma sociedade mais justa, que reconhece os desafios históricos enfrentados pela população negra e celebra sua força, importância, beleza, resistência e riqueza cultural”, afirmou a secretária.
Logo após, o público curtiu uma roda de samba com a Casa de Capoeiragem Balaio de Dendê, de Jataizinho, e um show de samba com o Grupo Bem Bolado. À tarde, a programação seguiu com apresentação de umbanda do Solo Sagrado da Vó Maria do Rosário. Em seguida, aconteceu um dos pontos altos do Ibiafro, a eleição da Miss Beleza Negra, que neste ano teve representantes nas categorias infantil, juvenil e adulto. Vinte e oito candidatas desfilaram muita beleza e simpatia, sendo avaliadas pelos jurados nos quesitos presença de palco, elegância, beleza e desenvoltura. Foram escolhidas: (infantil), (juvenil), (adulto).
O evento encerrou com os presentes brincando de roda com o grupo Brasil Brincante, coordenado por Marcelo Pinhatari, em uma apresentação de ciranda, roda de coco e cacuriá, danças tradicionais do nordeste brasileiro.
Homenagem a Mestre Claudio
O 2ºIbiafro homenageou “Mestre Cláudio”, o professor de capoeira e formador Claudeci Aparecido Scapelato, que faleceu no mês passado, aos 56 anos, e foi também um dos idealizadores do IbiAfro, juntamente com a coordenadora de eventos da SMCT, Néia Theodoro, a Nega Néia.
Fundador da Associação de Capoeira da Região de Ibiporã da Acarei (Acarei), Mestre Claudio ensinou a capoeira e seus valores a milhares de crianças e adolescentes da região por meio de seus projetos sociais, realizados nos últimos 30 anos, sempre com o apoio da Prefeitura de Ibiporã.
Na cerimônia de homenagem, no palco do Cine Teatro, esteve presente o prefeito José Maria Ferreira, a primeira-dama e presidente de honra da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), Eliana Eik Borges Ferreira, o vereador Rafael Eik Ferreira, secretários municipais, servidores e familiares e amigos de Mestre Claudio. Todos destacaram o profissionalismo, seriedade, generosidade e legado deixado por Claudeci Scapelato, o qual seguirá nas memórias dos que conviveram com ele e nas atividades da Acarei.
Foi exibido um filme que relembrou as conquistas, a dedicação e o impacto dos ensinamentos de Mestre Claudio na vida de tantas pessoas. Das mãos do prefeito José Maria, os familiares receberam uma placa prestando uma homenagem póstuma a ele. A cerimônia encerrou-se com uma grande roda de capoeira formada por instrutores e alunos do projeto.
De Caroline Vicentini/SMCT/PMI