A data especial foi utilizada para explorar pela primeira vez a relíquia histórica, guardada pela Paróquia Imaculada Conceição em Rio Branco do Ivaí.
Durante os anos de 2007 e 2017, a paróquia teve como pároco o polonês Padre Roman Ceglarski, mais conhecido como Padre Romano. Sua passagem pela paróquia ficou marcada pela reforma e ampliação da igreja, onde para angariar fundos para a conclusão da obra, Padre Romano viajou para a Europa e durante sua passagem pelo continente, visitou autoridades religiosas locais afim de angariar recursos para sua obra. Em uma de suas visitas, recebeu de um Padre local uma relíquia e o mesmo lhe disse: “Eu não tenho dinheiro para lhe ajudar na ampliação de vossa igreja, mas lhe presenteio com essa relíquia muito valiosa que atrairá multidões para conhecê-la”. Se trata de uma pequena ossada que segundo o Padre é legítima de São Francisco de Assis.
Padre Romano faleceu em 23 de dezembro de 2017, sem concluir a missão de transformar a paróquia em um santuário. Missão que o Padre Jair dos Santos Arruda, atual Pároco pretende desenvolver junto com a comunidade rio-branquense e com o apoio do poder público através da Secretaria de Turismo, promover o turismo religioso.
São Francisco de Assis, batizado Giovanni Di Pietro Di Bernardone, é conhecido como padroeiro da ecologia. Não valorizava apenas a figura humana como obra divina, como também a natureza e os animais, sendo reconhecido como protetor dos animais.
Para quem quiser conhecer a relíquia é fácil! A mesma encontra-se exposta ao lado do túmulo do Padre Romano, sepultado no interior da Paróquia Imaculada Conceição em Rio Branco do Ivaí.
#fé #turismoreligioso #saofranciscodeassis #riobrancodoivai #partiuriobrancodoivai